Museu Mercedes-Benz na Alemanha – viagem através dos motores em Stuttgart
Este post sobre o incrível Museu Mercedes-Benz em Stuttgart na Alemanha, na cidade de Stuttgart, faz parte de uma blogagem coletiva da #MuseumWeek de blogueiros da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Durante a semana da Museum Week, museus do mundo todo fazem uma forte ação coletiva de divulgação e programação especial. E os blogueiros de viagem dão uma ajudinha. O Café Viagem selecionou o este museu da Alemanha que conta mais do que a história de uma marca de automóvel famosa no mundo todo. Conta também muito sobre a história do século XX, todo o processo de industrialização e acontecimentos marcantes como a Segunda Guerra Mundial. Uma viagem através do tempo e dos motores.
Sobre o Museu da Mercedes-Benz
Engana-se quem pensa que é preciso ser amante de automóveis para visitar o Museu da Mercedes-Benz na Alemanha. Eu, que nem sou fã de carro, fui acompanhando meu marido e adorei. Quando chegamos à cidade de Stuttgart ( Alemanha), o dia estava nublado e com chuva. Logo, tratamos de fazer uma atração ideal com chuva quando se está viajando: visitar museus.
A cidade de Stuttgart tem uma boa oferta de museus interessantes para os turistas. De castelos e galerias de arte arte a dois museus ícones do mundo automobilístico: o museu da Museu Mercedes-Benz e o Museu da Porsche. Dica: para amantes do vinho tem até o museu da Vinicultura (Weinbaumuseum).
+ Leia também: nosso roteiro de 2 dias em Stuttgart
Como o primeiro museu da nossa lista de preferências em Stuttgart era o Museu Mercedes-Benz, largamos as malas no hotel e nos deslocamos de metrô direto para lá.
Como chegar ao Museu Mercedes-Benz
A partir da estação central de trem (Hauptbahnhof) são aproximadamente 25 minutos até o Museu da Mercedes-Benz. De metrô, pegue o S-Bahn S1 – na estação central– em direção à Kirchheim (Teck). Desembarque na estação Neckarpark (Mercedes-Benz). A partir da estação, siga à placas que indicam o caminho. Será preciso dar uma caminhada de 800 m para chegar ao Museu (8 minutos). Como estava chovendo, pegamos guarda-chuvas emprestados no hotel em que nos hospedamos e que recomendo fortemente (Le Méridien ).
DICA: perto do Museu Mercedes-Benz está situada o Mercedes-Benz Arena , estádio de futebol e atletismo de Stuttgart! O turismo de Stuttgart oferece um ônibus turístico com Citytour Hop-on Hop-off. Todo o tour é guiado áudio, explicando cada atração. É possível descer em grande parte das atrações do tour, inclusive no museu e Arena da Mercedes-Benz. Para quem tem pouco tempo na cidade, vale a pena investir num giro com o ônibus (entre 12 a 25 euros).
A marca Mercedes-Benz
Logo no início do tour do Museu da Mercedez, você fica sabendo como surgiu a marca alemã Mercedes-Benz. Sua trajetória está ligada aos primeiros capítulos da motorização veicular no mundo. Gottlieb Daimler e Karl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo. O sonho da “carruagem sem cavalos” se tornaria realidade em 1886, graças a Gottlieb Daimler e Carl Benz, reconhecidos como os verdadeiros pais do automóvel. A Mercedes-Benz foi fundada em 1926, resultado da fusão entre a Benz & Cia (de Karl Benz) e da Daimler-Mercedes. Mercedes tem origem no nome da filha de Emil Jellinek ( Mercédès Jellinek). Ele era um rico industrial que investiu na tecnologia do automóvel junto à Daimler.
A Mercedes-Benz é uma das mais antiga empresas de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo.
Dentro do Museu Mercedes-Benz
Do lado de fora, o prédio moderno do Museu já impressiona. No formato de uma hélice dupla, o prédio foi projetado por um renomado escritório de arquitetura de Amsterdã (UN Studio). Em 2016, o museu completou 10 anos.
Na recepção você pode pegar um audioguia que orienta toda a visita de forma cronológica. Vale a pena. Não há versão em Português, somente em alemão, inglês, italiano, francês, espanhol, chinês, japonês e russo.
Não deixe de observar o elevador do prédio que mais parece uma cápsula futurista. É ele que transporta o visitante ao último andar, onde inicia o tour no Museu.
O que ver no Museu da Mercedes-Benz
O tour dentro do museu é cronológico. São 9 andares em um espiral onde o visitante vai descendo e acompanhando passo a passo da história dos carros e da marca Mercedes-Benz junto aos fatos que marcaram o mundo. São mais de 125 anos de história automotiva apresentando a lendária marca Mercedes com mais de 160 veículos em exposição e outras 1500 peças.
Tem desde a primeira carruagem com motor Benz (patenteada em 1886) aos emblemáticos veículos da década de 50.
Algumas galerias são incríveis como a galeria dos carros de viagem (Galerie der Reisen). Claro que está foi a minha área favorita.
Mas há também a galeria dos carros de corrida de diversas categorias da Fórmula 1. Muitos ficam boquiabertos nessa hora.
Entre as curiosidades expostas, há um Mercedes vermelho da princesa Diana.
Impossível não destacar também as peças expostas, como este motor Mercedes-Benz.
Ou ainda, as fotos que associam a evolução do carro com os acontecimentos mundiais. Inclusive quando o Brasil era visto lá fora como um país do futuro…
Onde ficar em Stuttgart: dica de hotel
Procurando dica de hotel em Stuttgart na Alemanha? Nos hospedamos no Le Méridien e gostamos muito. Mas neste link do Booking.com você encontra boas ofertas e a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos de hotéis e pousadas. Não tem taxa de reserva e geralmente o pagamento é feito somente no check in ou check out.
SAIBA MAIS
Museu Mercedes-Benz
(Mercedes-Benz Museum)
Mercedesstraße 100
Stuttgart |Alemanha
De terça a domingo das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.
Venda de ingressos na bilheteria fechas às 17h
Ingressos a €10, adultos. Crianças até 14 anos é grátis.
Estudantes e Acima de 60 anos, 5 €.
Site: www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/
ROTEIRO SUTTGART 2 DIAS : nossas dicas de restaurantes, vinhos e passeios
Site de turismo oficial de Stuttgart
Em inglês: www.stuttgart-tourist.de/en
Em espanhol: www.stuttgart-tourist.de/es
Veja mais dicas da Alemanha no blog
GUIA ALEMANHA – POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO CAFÉ VIAGEM DE:
Munique, Nuremberg, Colônia, Frankfurt, Dusseldorf, Berlim, Hannover e Stuttgar
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Lendo o seu relato fiquei com vontade de conhecer o Museu viu! Adorei!!!
Eu não sou chegada em carros de corrida e tal, mas acho que curtiria a parte histórica, ainda mais na Mercedes que tem tudo a ver com a história dos carros em geral né?
Adorei ler e quero muito conhecer! Vontade de pilotar vários dos veículos de lá!
Que museu lindo e moderno! Parece ser uma excelente atração para ir com crianças! Abraços
Eu visitei o museu da BMW nesse estilo e gostei bastante dos recursos interpretativos. Pelo visto neste também há diversos. Alemanha é show né?
Show! Adoro a Alemanha, Poliana!
Beijos
Alexandra do Café Viagem
Ola gostaria de saber como faZer para ter um guia turisTIco que fale alemao e portugues e como faco para contratae este servicO e quanto me custa, gratidao
O ideal é procurar o Centro de Turismo oficial de cada cidade na Alemanha. Eles sempre tem guias cadastrados que falam português. Aqui em Stuttgart, por exemplo, recebemos indicação de guia brasileira que vive lá
Abs
Alexandra
Também não sou muito fã de automobilismo, mas acho que iria adorar esse museu. Ótimo post como sempreQ
Obrigada, Nívia!
Que museu incrível. É uma aula de evolução da carruagem a carros de corrida! Adorei a dica!
Oi Lulu
Valeu o comentário, obrigada
Beijos
Alexandra
Eu só vou a museus de automóvel em viagens com meu marido, mas acabo gostando do que vejo. Neste museu me realizei, porque é maravilhoso para fotografar!Também gostei do contexto histórico exibido nas rampas de acesso às coleções – e notei a menção ao nosso Brasil… fico pensando até quando aquela foto será mantida.
será que já não tiraram a foto? kkkk
Beijos pra ti Márcia
Alexandra, esse museu parece tudo de bom! Meu marido e meu filho ficariam endoidecidos ao ver tantos carros de corrida!!! Adorei a dica!
Oi Alexandra, que legal! Conheci o museu da BMW em Munique que é no mesmo estilo e adorei. Também não sou apaixonada por carros mas acho que eles contam a evolução do mundo através de suas máquinas. Muito interessante! Em 2017 estivemos em Bremen e lá fica a maior fábrica da Mercedes e é aberta a visitação. Infelizmente era num feriado de Páscoa e estava fechada para visitação. Obrigada por compartilhar!
Que museu incrível, obrigado por compartilhar, mais um lugar que quero visitar
Muito legal este museu mesmo.
Abs
Alexandra do Café Viagem